PIS Atrasado 2019: Como Receber PIS Atrasado?

Muitos acabam perdendo o prazo de recebimento do seu PIS por algum motivo ou até mesmo por esquecimento. E quando isso acontece, surge logo a dúvida: Posso receber o meu PIS atrasado 2019? Para tirar está dúvida, reunimos todas as informações sobre o PIS atrasado 2019. Siga conosco e confira! 

PIS atrasado 2019

PIS atrasado 2019

O que é o PIS?

Criado pelo Governo Federal, em parceria com a Previdência Social e com a Caixa Econômica Federa, O Programa de Integração Social (PIS) é um benefício concedido aos trabalhadores de iniciativas privadas. 

O calendário PIS 2019 funciona como uma espécie de décimo quarto salário, sendo pago todos os anos em datas especiais para cada tipo de trabalhador.

Muitas pessoas acabam confundindo o PIS, com o PASEP, que também é um benefício concedidos aos trabalhadores. Porém, diferente do PIS, o PASEP é destinado para os servidores públicos. 


Quem tem direito ao PIS? 

Pode parecer que não, mas muitos trabalhadores que tem direito ao PIS acabam esquecendo o prazo de pagamento por questões de esquecimento da data, ou até mesmo por não saber que tem direito a este benefício 

O principal requisito para receber o PIS é trabalhar em empresas de iniciativa privada. Porém, o Governo Federal juntamente com a Previdência Social apresenta outros critérios para recebimento do abono salarial. 

✓ Confira o calendário PASEP 2019!

Abaixo, segue a lista:

  • O trabalhador deverá ter recebido do seu vínculo empregatício uma remuneração mensal média de, no máximo, dois salários mínimos ao decorrer do ano-base. No caso, a remuneração deve ser, no máximo, de R$1.909, tendo em vista que o valor do salário mínimo em 2018 foi correspondente à R$954,00.
  • Estar matriculado por, no mínimo, cinco anos no Programa de Integração Social (PIS).
  • Ter exercido atividade remunerada com carteira assinada por, no mínimo, 30 dias no ano-base, podendo ser consecutivos ou não.
  • Seu vínculo empregatício precisa ter enviado ao Ministério do Trabalho a Relação Anual de Informações Sociais, também conhecida pela sigla RAIS.

PIS atrasado 2019 – Quem pode sacar?

Ao contrário de outros benefícios, o PIS não possui saldo acumulativo. Ou seja, quando não ocorre o saque no ano base, o valor deste benefício volta para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), não ficando disponível para a retiradas nas agências bancárias. 

Sabemos que todo o patronato deve enviar  o RAIS dos funcionários a Caixa Econômica Federal, para que assim eles possam receber o valor do benefício. Porém, caso isto não aconteça o trabalhador pode requisitar junto ao seu empregador o envio do RAIS com todas as informações certas e assim possuir o direito de sacar o PIS atrasado 2019

*Atenção! Apenas a situação do NÃO ENVIO do RAIS é aceito como forma de PIS atrasado. Em caso de esquecimento da data do prazo de pagamento por parte do beneficiário, não será possível receber o PIS atrasado 2019


Onde sacar o PIS atrasado 2019?

O PIS no geral é um benefício concedido pelo Governo Federal juntamente com a Previdência Social e a Caixa Econômica Federal. 

Para sacar o PIS tanto dentro do prazo como com a data atrasada, os beneficiários poderão sacar nos seguintes locais:

  • Saque em agência;
  • Terminal de atendimento Caixa Aqui;
  • Lotéricas com convênios com a Caixa Econômica.

É importante que você esteja ciente da data de pagamento do PIS, para que não ocorra nenhum problema e você fique sem receber o seu abono salarial. 

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 2

PIS Atrasado 2019: Como Receber PIS Atrasado?